1ª Fase, 2ª Fase, Concurso, ENEM, OAB

Você se autossabota nos estudos?

20/10/2020 Por Equipe de Conteúdos CEISC

Compartilhe

Psicóloga Caroline Maria Nunes

Hoje estamos aqui para conversar sobre autossabotagem. Se você nunca ouviu falar sobre autossabotagem, estou aqui para te contar que é todo ato ou pensamento catastrófico que tende a atrapalhar os nossos objetivos. Em resumo, a autossabotagem é quando nós mesmos criamos obstáculos que impedem de concretizarmos aquilo que almejamos, por isso, a autossabotagem nada mais é que pensamentos e comportamentos negativos em relação a si mesmo, tendo a sensação recorrente de não estar preparado. Geralmente, o estudante tende a se subestimar sem nem ao menos tentar e de arriscar. O medo de pensar na hipótese de não conseguir alcançar o resultado esperado, faz com que as vezes deixe de arriscar e deixe de tentar novamente a prova quando reprova na primeira ou segunda tentativa. Além disso, quem se autossabota possui uma tendência maior a procrastinação dos estudos, o que irá ocasionar em prejuízos no rendimento e produtividade.

Por isso, vamos pensar juntos em 5 estratégias de manejo da autossabotagem que irão lhe auxiliar nesse momento:

Encare de frente os seus medos

A grande parte dos obstáculos que temos podem estar relacionados a nossa imaginação, que não indicam necessariamente que irá acontecer. Por isso, busque por apoio especializado para entender a origem desses medos que podem ser paralisantes, tirando de você a vontade de agir e atingir o que você mais deseja.

Organize a sua rotina de estudos

Aproveite esse tempo como uma oportunidade a mais para você organizar os seus estudos, mas sem se cobrar e se exigir demasiadamente, respeitando o seu tempo, entendendo que estamos vivendo um momento diferente de todos os outros, então não se cobre tanto por uma alta performance ou produtividade já que esse é um momento de introspecção e de se perceber de um novo jeito. Por isso, AJUSTE O IDEAL AO REAL. Reflita sobre o que você consegue fazer nesse momento dentro das suas limitações.

Evite distrações

A presença constante de outros estímulos concorrentes no mesmo ambiente pode acabar atrapalhando os seus estudos. É mais difícil ainda focar nos estudos e controlar as possíveis distrações quando a família está presente. Por isso, crie um ambiente que possa ser propício aos seus estudos e evite o uso recorrente de celular e outros meios de distrações.

Tenha um caderno de pequenas metas ou um organizador das tarefas da semana

Organize as suas atividades/tarefas/metas das menores as maiores e tente ser mais flexível consigo mesmo. Valorize o que você já conseguiu realizar e não fique apenas focando no que ainda está faltando. Além disso, aprenda a dividir os seus estudos em partes, lembrando que você não precisa se sobrecarregar e fazer tudo de uma hora para outra, se permita a realizar pequenas pausas e depois retome os estudos novamente. Identifique o que é prioridade e o que não é.

Acredite em você

Pense que você é capaz e alimente pensamentos positivos e não auto sabotadores e catastróficos do tipo “eu não vou passar na prova, eu não vou conseguir”. De tanto afirmar que você não consegue, as vezes vai se convencendo disso e tomando como verdade. Você deve se orgulhar das batalhas internas que vem vencendo e enfrentando. Por isso, valide o quanto você vem se esforçando, se dedicando e se preparando para esse momento, independente do resultado. Lembre-se do caminho que você percorreu e que te fizeram chegar até aqui.

Por fim, realize PSICOTERAPIA!

A psicoterapia é uma alternativa para você lidar com a autossabotagem e para isso, é necessário buscar por apoio especializado de um psicólogo que irá auxiliar você no reconhecimento dos seus recursos internos que lhe auxiliem a lidar com esses conflitos, fortalecendo a sua autoestima e expandindo a autopercepção sobre si.

Gostou dessas dicas? Comente e compartilha com seus amigos estudantes!

Com carinho, da psicóloga Caroline! 💙

Conheça o CEISC

Se você ainda não conhece o CEISC, acesse o nosso site e conheça os preparatórios para a 1ª e 2ª Fases do Exame da OAB, ENEM e vestibulares, Concursos Públicos, Prática Jurídica e Pós-graduação em Direito. 

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami