1ª Fase, 2ª Fase, Concurso, ENEM, OAB

Por que fazer exercícios durante os estudos é importante?

19/08/2020 Por Equipe de Conteúdos CEISC

Compartilhe

Sabemos que a prática de exercício físico é essencial para a saúde do corpo, mas o que vamos descobrir hoje, é que o exercício é parte fundamental para a saúde da mente.

Algumas pesquisas recentes descobriram a ligação entre a função cognitiva, a memorização a função cerebral e exercícios físicos.

A pratica dos exercícios físicos aumenta a produção de neurotransmissores que atuam na comunicação das células neurais, assim o cérebro melhora o desempenho e fica mais preparado para armazenar informações. O resultado é a melhora da capacidade cognitiva, raciocínio e também memória.

Para conseguir entender as matérias é preciso concentração, e é nisso que a atividade física pode ajudar, já que ela faz o corpo liberar serotonina (substancia que deixa o cérebro em alerta) ficando mais fácil manter o foco nos estudos.

Sempre que possível pratique atividade física antes de estudar de preferência atividades aeróbicas, pois estas aumentam o fluxo de sangue, oxigênio e nutrientes para o cérebro, aumentando a função cerebral. Os exercícios aeróbicos consistem em caminhadas na esteira ou na rua, corridas, natação, bicicleta ergométrica ou tradicional, esportes coletivos, aulas de ginastica, dentre outros.

Também pode ocorrer o estudo durante um exercício, alguns estudos mostram que atividades leves durante o exercício ajudam a fixar informações, você pode fazer leituras durante a pratica de exercício na esteira, bicicleta ergométrica, simulador de escada e elyption.

Quando a opção for exercitar-se após uma sessão de estudo, pode se optar por caminhada ou até mesmo levantamento de peso, para ajudar o cérebro a continuar ativo fazendo valer a pena o tempo de estudo.

Você também pode fazer o mesmo se estiver no seu quarto ou na sua mesa de estudos, intercale um período de estudo com um tempinho de exercícios. Levante-se e de uma caminhada de 15 minutos em volta de sua casa, ou no prédio. A pausa pode ajudá-lo a se refazer.

Caso não queira interromper os estudos e sair para uma caminhada, faca alguns exercícios na própria mesa de estudos. Execute agachamentos sentando e levantando na cadeira, faça uma isometria como se fosse sentar na cadeira, mas não encoste, qualquer movimento que ative o fluxo sanguíneo.

Sendo assim, a saúde física, se trabalhada de forma correta, pode potencializar os estudos e ser uma grande aliada na tão sonhada aprovação! 

Leonardo Vieira
Professor de Educação Física
@leo.vbt

 

Conheça o CEISC

E se você ainda não conhece os cursos preparatórios do CEISC para a 1ª e 2ª Fase da OAB, Concursos Públicos, ENEM e vestibulares, acesse nosso site e confira! 

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami