1ª Fase, 2ª Fase, Concurso, ENEM, OAB

O que faz sua vida valer a pena?

15/09/2020 Por Equipe de Conteúdos CEISC

Compartilhe

Devemos nos preocupar com o nosso lado psicológico também, principalmente neste momento de pandemia. Por isso, estamos lançando a nossa série de posts sobre saúde mental, com as dicas super importantes da nossa psicóloga Caroline Maria Nunes.

Psicóloga Caroline Maria Nunes

Pensando sobre o Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida, trago o seguinte questionamento a você: o que faz a sua vida valer a pena?

Ao se deparar com as inúmeras perdas (reais e simbólicas) que a pandemia trouxe, esse momento tem nos convidado a ressignificar a maneira como olhamos para a vida e o que de fato tem sentido para nós.

A pandemia bagunçou os planos, mudou as rotas, trouxe desmotivação e desânimo, mas trouxe a possibilidade de revermos as escolhas que fazemos e que nem sempre o controle (principalmente pelas situações externas) estará em nossas mãos.

Com o passar do tempo e com o surgimento da pandemia, muitos de vocês acabaram se desviando de seus propósitos, por isso, esse tem sido um momento de trazer à tona indagações, resgatando o percurso que fez você chegar até aqui, que direções deseja seguir e que objetivos deseja alcançar, construindo perspectivas.

Para encontrar o seu propósito, por vezes, terá que sair da zona de conforto. E qual tal pensar que ao mergulhar no desconhecido, ao invés de se afogar poderá nadar e se reconhecer de uma nova maneira?

Ao questionarmos quem somos e o que queremos, nos deparamos com a necessidade de nos autoconhecer e de dar lugar para as nossas emoções. Deste modo, reserve um tempo diariamente para você refletir sobre a sua vida, sobre os seus bloqueios, medos e conflitos internos, que por vezes, impedem de arriscar e se dar uma nova chance.

No entanto, precisamos arriscar para descobrir qual é o sentido de nossas vidas e o que nos suscita desejo, vontade e energia. Gostaria de dizer a você que eu entendo e imagino o quanto esteja se sentindo esgotado, mas lembre-se que tudo isso é passageiro e você não merece se desgastar mentalmente, deixando para depois a sua saúde mental.

Eu sei o quanto esse momento é decisivo em sua vida, mas lembre-se, a felicidade não está no depois. Com certeza você já deve ter se pego pensando “quando eu conseguir obter aquela determinada aprovação serei feliz”; “quando eu passar naquele concurso desejado, serei feliz” e sim, sabemos o quanto a formação profissional é importante e ajuda a construir a nossa identidade, mas sua vida não se resume a isso.

Uma vida dotada de sentido, não se resume a uma felicidade plena. Não somos felizes o tempo inteiro (ainda mais neste momento de pandemia). Seria um grande engano a si, acreditar que o sentido da vida se resume a uma vida oposta ao sofrimento e a ausência de sentimentos ruins, visto que, o que atribui sentido a nossa existência também é o enfrentamento dos obstáculos que permeiam a nossa caminhada.

Por isso, se dê de presente momentos de autocuidado que irão trazer a você um alento. Essa situação por si só já está sendo muito desafiadora, então não se cobre tanto. Lembre-se, que um dos sentidos da vida, é se permitir a SENTIR. Sua saúde mental agradece o seu respeito por si mesmo e por suas emoções.

Com amor, da psicóloga Caroline! 💙

E se você ainda não conhece os preparatórios do CEISC, acesse nosso site e confira! Os cursos extensivos e de resolução de questões de 1ª Fase e os cursos regular e intensivo de 2ª Fase contam com aulas especiais sobre saúde mental com nossa psicóloga!

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami