Governo do RS apresenta proposta para modernizar carreiras de praças da BM e bombeiros

Disponibilização de cursos preparatórios anualmente e transformações de vagas estão entre as medidas estipuladas

Uma proposta para modernização das carreiras de praças da Brigada Militar (BM) e ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) foi apresentada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, em conjunto com seu vice e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira, em evento com a base aliada na última quarta-feira (08). A proposta aborda temas sugeridos pela categoria para promover maior fluidez na progressão de cargos dentro da Corporação.

Preservando os quatro níveis atuais das carreiras – soldado, segundo-sargento, primeiro-sargento e tenente – a proposta traz, como ponto principal, a disponibilização anual dos cursos de preparação para progressão de carreira, através do Curso Básico de Administração Policial Militar, e do Curso Técnico em Segurança Pública (que habilitam primeiros-sargentos para promoção à tenente; e soldados ao posto de segundo-sargento, respectivamente) com turmas que correspondam a, no mínimo, 20% dos cargos vagos.

O projeto prevê, ainda, a transformação de 5.240 vagas destinadas ao cargo em extinção de terceiro-sargento em postos para os três cargos imediatamente acima (primeiro e segundo-sargento, e tenente). A conversão está programada para acontecer entre 2022 e 2026, com 1.048 vagas disponibilizadas anualmente.

Secretário Ranolfo Vieira (C) apresenta, ao lado do Governador Eduardo Leite, a proposta de carreiras da BM e BBMRS. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Outro destaque do plano, apresentado às entidades de classe da categoria no mesmo dia, é a manutenção dos critérios de 50% por merecimento e 50% por lista de antiguidade para promoção. Desta forma, é reafirmada a necessidade de aprimoramento contínuo dos membros da corporação.


Conheça nosso curso para o certame da Brigada Militar!

Ainda dá tempo! Nosso curso para o concurso público da Brigada Militar gaúcha estará disponível até o próximo 30 de janeiro, então corra e garanta o acesso a mais de 190 horas de conteúdos exclusivos. Acesse o link abaixo e confira as condições especiais oferecidas pelo Ceisc e nossa metodologia de ensino!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Skip to content