,

Concursos para Delegado no Sudeste do Brasil

Seguindo a série de matérias sobre a situação dos concursos para o cargo, chegamos ao Sudeste

Após conhecermos a atual situação dos concursos para Delegado no Sul do país, chegamos ao Sudeste do Brasil. Nessa matéria, saberemos qual o status dos concursos da Polícia Civil dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

São Paulo

O concurso para a Delegado da PC-SP foi anunciado em fevereiro, seguindo a leva de investimentos em Segurança Pública promovidos pelo governo do Estado de São Paulo. De acordo com o edital, serão 250 vagas, com provas a serem realizadas no dia 12 de junho. O vencimento para o cargo é de R$ 10.382,48 – somando-se os valores correspondentes do salário-base, da Gratificação pelo Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e do Adicional por Direção da Atividade de Polícia Judiciária (ADPJ).

Fizemos uma matéria especialmente para o concurso, analisando seu edital e trazendo detalhes sobre a estrutura das etapas do concurso, inclusive quais matérias serão cobradas e o número de questões de cada disciplina.

Rio de Janeiro

No Rio, o concurso para Delegado está em andamento, com a prova objetiva prevista para acontecer no dia 16 de março. Ao todo, o certame selecionará 50 candidatos, e o edital completo pode ser acessado abaixo. Já as futuras publicações de gabaritos e recursos podem ser acompanhadas pelo site da banca Cebraspe.

Minas Gerais

Assim como no Rio de Janeiro, Minas Gerais está promovendo seu concurso para Delegado. Atualmente, o certame está em fase de correção das provas dissertativas, realizadas em fevereiro deste ano. Pode-se acompanhar as publicações referentes ao concurso, incluindo gabaritos e recursos, pelo site da banca Fumarc. Veja o edital completo abaixo.

Espírito Santo

Em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Civil do Espírito Santo, a banca responsável pelo próximo concurso para Delegado já foi escolhida, e o certame selecionará 40 candidatos para o cargo. A previsão dada pelo setor é de que a publicação seja realizada “ainda esse ano” mas que o nome da banca responsável “será divulgado em momento oportuno”, sem definição de prazo para tal.

Como foi o último concurso

O edital de 2019 esteve cercado de polêmicas durante sua realização. Publicado em março daquele ano, o certame chegou até a segunda fase (prova discursiva) das sete previstas no total, por conta da suspensão aplicada a ele. A Defensoria Pública Estadual instaurou processo administrativo para apurar possíveis irregularidades, e através da Instrução de Serviço nº 781 foi oficializada sua suspensão preventiva, e em março de 2020, sua anulação.

De acordo com o anúncio da DPE-ES, os problemas identificados pelo órgão foram:

  • A não atribuição de pontuação a todos os candidatos em razão da anulação de questão;

  • Não divulgação dos nomes dos integrantes da banca examinadora, providência que se impõe, ante a necessidade de fiscalização pelos candidatos e pela sociedade;

  • Não fundamentação do ato administrativo de eliminação dos candidatos de acordo com a jurisprudência do STJ;

  • Cobrança de conteúdo na resposta não descrita na pergunta;

  • Falta de proporcionalidade na atribuição das pontuações pelo espelho de correção, sem valoração proporcional dos quesitos.

O despacho, ainda, cita que “Desde novembro de 2019 a Instituição foi procurada por candidatos que relataram desproporcionalidade na atribuição de pontuação na prova prática, bem como a falta de divulgação da lista de aprovados na segunda fase do certame, fatos que suspenderam preventivamente a finalização do concurso”.


Já conhece nossos cursos?

Se o seu projeto profissional está mirando uma carreira como Delegado de Polícia Civil, nós estamos aqui para te ajudar! Conheça nosso curso Carreiras dedicado ao posto de Delegado, que possui mais de 400 horas de conteúdos exclusivos e focados em agilidade e fácil aprendizado.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Skip to content