, ,

Vale a pena estudar por resumos? Veja 4 dicas para otimizar seu aprendizado

A técnica de estudar por resumos já se mostrou eficiente em inúmeros casos. Ao compor um texto após lê-lo, estimula-se a prática de ensinar a alguém aquilo que você acabou de estudar. O ponto é que não há outra pessoa e o conteúdo é ensinado a você mesmo. Mas isso não importa, o certo é que a absorção do conteúdo se dará de forma muito mais significativa usando a tática de escrever aquilo que leu.

Neste artigo, serão abordadas algumas recomendações capazes de potencializar o estudo por meio de resumos. Absorvendo essas instruções e colocando-as em prática, seu aprendizado se dará de maneira muito mais acelerada. Tome essas dicas como suas e, da próxima vez que for estudar, faça o teste, pois as chances de aprender mais serão muito maiores.

Continue sua leitura para assimilar todas as dicas para elaboração de resumos eficientes!

1. Escrever o resumo à mão

Ainda que pareça um método muito arcaico para os dias atuais, escrever um resumo à mão após ter lido algum conteúdo proporciona uma melhor memorização. Colocar no papel as ideias obtidas usando as próprias palavras é um dos melhores meios para fixar um assunto. Depois que a mente já tiver muita familiaridade com o conteúdo, você pode optar por reorganizar seu trabalho em formato digital.

2. Marcar as ideias principais

Essa dica vale tanto para conteúdos mais densos quanto para textos com maior leveza. O ponto principal é identificar as ideias centrais que são dadas pelos conteúdos programáticos.

Depois que isso for feito, você pode partir para a leitura, de modo a encontrar e se ater ao ponto mais importante que o ensinamento aborda. Assim, o aprendizado se dará de maneira muito mais eficiente.

3. Usar siglas e abreviações

Essa recomendação atende muito bem à proposta de um resumo, que é de simplificar um conteúdo. Sendo assim, algumas expressões devem ser abreviadas sempre que possível.

Usar PEC para se referir a uma Proposta de Emenda à Constituição é um bom exemplo. Tome cuidado apenas para não se perder, depois, sem saber o significado. Para evitar isso, pode ser feita uma tabela no estilo de um glossário.

4. Atribuir cores

Usar cores é um excelente estímulo para a memória visual. Isso pode ser conseguido após estabelecer um padrão de coloração, como vermelho para trechos importantes e azul para tópicos de média importância.

Depois de um tempo, a mente já faz a associação de forma automática. Você deve tomar cuidado apenas para não colorir demais o texto, pois assim a técnica terá sua eficácia reduzida.

Estudar por resumos é uma das melhores maneiras de fixar o conteúdo, pois o cérebro é forçado a repetir aquilo que acabou de absorver. O exercício simula uma espécie de aula que é ministrada a alguém que deseja aprender também.

Como é bem sabido, o meio mais eficiente de aprender algo é ensinar alguém, e essa é a razão do sucesso do método de estudar por resumos. Ao seguir as recomendações descritas aqui, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Hello world!

Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!

Tags

Posts relacionados

Skip to content