, ,

Aprenda 5 métodos de anotação para otimizar seus estudos

Neste post, vamos explicar como funcionam os principais métodos de anotação, para que você possa escolher a melhor opção para simplificar e aprimorar os seus estudos.

Não importa se você está se preparando para concursos públicos ou Exame da Ordem, é de extrema importância manter as suas anotações bem organizadas para que seja possível ter o melhor desempenho nos estudos.

Afinal, é preciso registrar informações importantes mencionadas em aula pelos professores, além de fazer a revisão de todas as matérias trabalhadas. Como esse acaba sendo um extenso conteúdo, se não houver uma técnica de estudo prática e clara, o aluno poderá ter dificuldades de aprendizado e um baixo rendimento.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar como funcionam os principais métodos de anotação, para que você possa escolher a melhor opção para simplificar e aprimorar os seus estudos. Continue a leitura e confira!

1. Mapa mental

mapa mental nada mais é do que um gráfico que mostra a relação entre os conteúdos, proporcionando um entendimento imediato da matéria. Para utilizá-lo, basta traçar setas de forma a organizar as anotações em diagramas.

Se você quiser visualizar os conteúdos importantes com mais facilidade, pode utilizar cores diferentes para destacá-los. Porém, não se esqueça de manter a transição dos pontos principais para os secundários, certo?

2. Estrutura em tópicos

Quando você tem tempo suficiente para pensar antes de fazer as anotações, uma boa estrutura é a em tópicos. Nela, basta anotar cada informação em uma linha, perto da margem da folha, com travessões. Quando houver detalhes mais específicos, eles serão colocados em subtópicos.

Essa é uma boa forma de organizar o conteúdo de modo a visualizar os pontos principais e secundários. Porém, por exigir uma maior reflexão antes de fazer as anotações, pode não ser muito útil em sala de aula se o professor falar muito ou rápido demais.

3. Estrutura de Cornell

Criado na década de 1950 pelo professor Walter Pauk, da Cornell University, nos Estados Unidos, esse método de anotação é muito útil para revisar conteúdos para provas e exames. Nele, basta dividir a folha com duas linhas, como se fosse um T invertido, formando três blocos — dois lado a lado e o terceiro abaixo deles. Assim:

  • o bloco da esquerda servirá para escrever dados breves, como palavras-chave ou datas;
  • o bloco da direita, mais largo que o anterior, servirá para as anotações principais;
  • o bloco inferior deverá conter um resumo breve sobre o que foi anotado naquela página.
4. Estrutura com gráficos e tabelas

A estrutura com gráficos e tabelas é um método útil para quando o assunto a ser estudado apresenta categorias, facilitando a memorização de fatos ou as características de um determinado tema. Porém, pode ser necessário preparar a base com antecedência em relação às aulas.

5. Estrutura com sentenças e frases

Por fim, a estrutura com sentenças e frases é uma ótima opção para aquelas aulas mais organizadas e densas. Nesse método, basta fazer as anotações de forma a deixar cada pensamento ou tópico em uma linha separada, de modo a absorver bastante informação e deixar mais organizado do que ao escrever tudo em um único parágrafo.

Como vimos, organizar-se com métodos de anotação é a maneira mais simples e eficaz de ter clareza ao estudar os conteúdos aprendidos em sala de aula, facilitando a revisão tanto das informações oferecidas pelos professores como daquelas retiradas de livros e materiais complementares.

Portanto, não perca mais tempo: escolha qual é a melhor opção para o seu perfil e o seu cronograma de estudos e comece agora mesmo a aprimorar o seu aprendizado!

Se você gostou deste texto, aproveite para nos seguir nas redes sociais: estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Skip to content