1ª Fase, OAB

7 dicas para você criar seu cronograma de estudos

02/09/2020 Por Equipe de Conteúdos CEISC

Compartilhe

Organizar o estudo para 1ª Fase do Exame de Ordem não é tarefa fácil! Por isso, hoje decidimos conversar sobre como você pode montar seu próprio cronograma de estudos. Leia até o final e confira as dicas:

1. Compreenda a sistemática da prova

Inicialmente, todo o examinando deve compreender o edital do seu certame. Portanto, busque ler o edital e desde já compreender como funciona o Exame de Ordem. A prova de 1ª Fase é composta de 80 questões objetivas, com 4 assertivas cada. A duração do exame é de cinco horas, sendo que o início se dá às 13h e o término às 18h.

2. Entenda sua situação como examinando

Nossa sugestão é que, após compreender como a prova funciona, você reserve um tempo para testar seus conhecimentos. Faça as últimas 3 provas da OAB, sem consulta e cronometrando o tempo que você levará para realizá-las. Após isso, confira o gabarito, verifique sua pontuação final e faça uma autoavaliação.

3. Escolha sua metodologia de estudo

Após estar situado e compreender sua necessidade é o momento de definir a forma como irá se preparar. Três pontos não podem faltar na sua preparação:

  • Legislação atualizada
  • Material aprofundado
  • Treinamento constante

 

4. Organize seu tempo

Aprender a dominar seu tempo disponível é essencial para obter a aprovação na 1ª Fase do Exame de Ordem. Seus maiores adversários nesta caminhada serão as distrações que você irá encontrar pelo percurso. Defina quais matérias necessitam de revisão, tenha prioridades e lembre-se de estudar matérias com menor conteúdo, entretanto com maior número de questões, como por exemplo Ética. Quando você opta por estudar as matérias mais curtas a sensação de que você está progredindo rápido lhe motiva para seguir em frente.

5. Planeje sua rotina

Procure ter horários fixos para almoçar, jantar e descansar, assim fica mais fácil perceber quando seu estudo não está rendendo em determinada matéria. Além disso, é importante que quem está estudando mantenha uma
média de horas de estudo diárias parecida. Não é positivo que estudar um dia 1 hora e no outro 3 horas o interessante é que você dedique o mesmo número de horas todos os dias de forma a criar uma rotina de estudos e se acostumar com isso.

6. Trace um cronograma

Seu cronograma deve contemplar a leitura da letra seca da Lei em consonância com seu material de apoio. Caso opte por assistir aulas online, poderá fazer este exercício antes das aulas para através delas consolidar o conteúdo e sanar eventuais dúvidas. É importante sermos claros neste momento: “Apenas letra seca da lei não vai trazer sua aprovação!”.

O Exame de Ordem requer habilidades maiores do que a mera compreensão dos institutos trazidos pela legislação.

Sugerimos que durante o estudo e/ou aos finais de semana você busque montar seus próprios resumos, mapas mentais, ou o que preferir. Através do exercício de escrever e sintetizar o que você está estudando estará compreendendo o conteúdo e avançando no estudo. E mais, posteriormente, para revisar você poderá utilizar estes resumos.

7. Reserve momentos para descansar

Tente dormir o número de horas necessárias e procure ir dormir mais cedo e acordar mais cedo. Sua sensação será de que o dia é maior e você não sentira o peso do cansaço. Ademais, não esqueça que a noite de sono de quem está estudando deve ser uma noite de sono eficiente e saudável, e para conseguir isso você deve: evitar a função soneca, evitar luminosidade no quarto e não passar de 8 horas de sono. 

Conheça o CEISC

E se você ainda não conhece os preparatórios do CEISC para a 1ª Fase da OAB, acesse nosso site e confira! Nossos cursos contam com videoaulas atualizadas, cronograma e planner de estudos, resolução de questões (exceto no curso Extensivo), materiais de apoio e muito mais! 

    Leave Your Comment Here

    Close Bitnami banner
    Bitnami