Brigada Militar: como foi o último concurso

Saiba como foi o certame realizado em 2017 para a seleção de Soldados

Depois de muita espera, o novo edital para concurso público da Brigada Militar foi oficializado. O certame, sob responsabilidade da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) selecionará quatro mil Soldados.

Serão, ao todo, quatro fases a serem realizadas. São elas:

  • Exame intelectual;
  • Exame de saúde;
  • Exame de capacitação; e
  • Exame psicológico, composto por duas etapas – testagem coletiva e entrevista individual.

Enquanto aguardamos a publicação do novo edital, que tal relembrarmos como se deu o último concurso, realizado em 2017?

Como foi a última prova?

O concurso de 2017 selecionou 4.100 Soldados, e a aplicação da prova objetiva se deu em 17 de dezembro daquele ano. No que se refere à sua composição, contou com seis matérias, sendo elas: Língua Portuguesa, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais e Informática, totalizando 50 questões.

Finalizada a primeira fase, foram convocados 8.000 candidatos aprovados para a realização do exame de saúde, que contém uma série de testes laboratoriais que visam comprovar a aptidão do candidato no aspecto clínico. Os candidatos aprovados nesta etapa foram chamados para a terceira fase, responsável por medir sua capacidade física; e para a quarta e última etapa, foram selecionados 6.500 candidatos por ordem de classificação, para serem submetidos ao exame psicológico. Para tal, foram realizados dois procedimentos, representados por uma testagem coletiva e entrevista individual.

Em relação ao posto de Soldado e suas atribuições e vencimento, o cargo é responsável pela execução do policiamento ostensivo e preservação da ordem pública em sua jornada de 40 horas semanais, e tem remuneração de R$ 3.760,54 (2017).

Você pode acessar o edital completo da edição de 2017 por aqui.

Foto: 1º BPAT/Divulgação


Conheça nossos cursos!

Nosso curso preparatório completo contém mais de 190 horas de aulas, embasadas no conteúdo cobrado no certame de 2017. O curso mescla aulas gravadas e ao vivo, e provê cadernos de questões, aulas de revisão com questões corrigidas pelos professores, e muito mais! Confira mais detalhes e condições especiais através do link abaixo.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas

Tags

Posts relacionados

Skip to content