Você sente medo de esquecer o conteúdo na hora da prova?

Por:

Caroline Maria Nunes

Muitos estudantes, relatam que mesmo estudando significativamente, parecem não saber o conteúdo e sentem medo de não lembrar do conteúdo na hora da prova. E devemos mencionar que o esquecimento pode surgir em decorrência da insegurança, nervosismo e ansiedade que envolvem este momento tão desafiador. Vamos pensar que o “branco” representa uma nuvem que acaba aparecendo e impedindo que seja possível acessar o seu conhecimento. Esse mecanismo de bloqueio que impede o acesso ao seu conhecimento que está armazenado, só desaparecerá, na medida em que você conseguir manter a calma e concentração na prova. O “branco” significa que o conhecimento está presente, mas que não pode ser acessado devido a pressão e autocobrança sentida pelo momento da avaliação. Por isso, se faz tão necessário buscar se fortalecer emocionalmente, buscando por ajuda especializada de um psicólogo que ajude você a compreender melhor o que está impedindo você de acessar o que aprendeu até o momento.

Diante destes aspectos, sugere-se o seguinte exercício reflexivo:

O seu esquecimento surge pela falta de conhecimento ou pela falta de segurança interna?

Você tende a errar mais os exercícios preparatórios quando está se sentindo inseguro e quando dúvida da sua capacidade de obter a aprovação na prova?

Por isso, se faz tão importante pensarmos em estratégias do que fazer antes da prova:

Alguns fatores que podemos pensar são fundamentais para esse momento de preparação que antecede a prova, iniciando pela organização. É muito importante que você tente organizar a sua rotina e se programar para iniciar os estudos com antecedência.

Dias anteriores a prova, procure realizar atividades que te proporcionem relaxamento: seja ler um livro que você gosta, escutar uma música que provoque uma sensação de bem-estar, fazer uma atividade física e ter um momento de pausa e conexão consigo mesmo. Durante a prova, se bater aquela ansiedade, não tente controlá-la. Ao invés disso, abraça a sua ansiedade, faça as pazes com ela e tente acolhê-la.

Lembre-se que:

As emoções não surgem do “nada” e requerem uma escuta clínica para manejo e possibilidade de compreensão. Busque por ajuda para aprofundar o porque você está se sentindo paralisado frente a prova e entender a origem desses medos, para que assim, você consiga realizar a prova com mais autoconfiança, certificando-se das suas potencialidades.

A grande parte dos obstáculos que existem, são criados pela nossa imaginação e fantasia e não indicam necessariamente que irá acontecer. Aprender a lidar com as suas emoções é primordial para que você consiga realizar a prova se sentindo mais seguro e ciente de que você tem conhecimento sobre ela e que precisa acreditar em você, não alimentando a ideia de que você não está preparado o suficiente. Cuidado com a tendência em subestimar a sua capacidade, sem nem ao menos tentar e arriscar. Acredite em você e se encoraje a atravessar essa experiência, pois afinal, a vivência sempre ensina.

Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Skip to content