Como manter o foco e a motivação durante os estudos?

Por:

Caroline Maria Nunes

O período que antecede a prova, costuma ser um momento que suscita diversos sentimentos, tais como cansaço, desânimo, falta de concentração e desmotivação. O aparecimento destes fatores, se deve ao momento de exaustão emocional, em que o aluno se vê investindo todas as suas energias em seus estudos e muitas vezes ainda se cobra por pensar que não está estudando o suficiente – o que acaba criando barreiras e bloqueios emocionais na hora de estudar.  

Sabemos o quão desafiador possa estar sendo este momento em que você está investindo todas as suas energias e expectativas sobre a prova. Mas é diante disso, que precisaremos dispor de ferramentas e estratégias que poderão ajudar você na preparação pré-prova e na organização dos seus estudos.

Por isso, elencamos algumas estratégias que você poderá contar como apoio e o que é importante lembrar para manter o foco e a motivação durante os estudos:

Você já chegou até aqui e esse caminho foi percorrido bravamente! Por isso, neste momento que você está se sentindo mais desmotivado(a), resgate suas forças e se questione: para o que e por que você vem estudando?

Este é mais um momento para testar os seus conhecimentos e lembrar que muitas possibilidades poderão surgir quando você se permite arriscar.

Tente se manter distante de distrações: checar a todo momento as redes sociais ou se distrair com outras atividades durante os estudos, pode ser uma fuga e suscitar a perda de foco, criando dificuldades em voltar a se concentrar novamente.

– Organize o seu cronograma de maneira mais flexível: foque na qualidade do seu tempo de estudo e não somente na quantidade de horas que você estuda por dia. Programe no dia anterior o conteúdo que você precisará estudar no dia seguinte e defina alguns horários fixos para entrar em contato com seus estudos.

– Escreva e faça resumos do que você estudou: a escrita nos auxilia a nomear e expressar aquilo que foi compreendido, bem como, pode ser uma grande aliada para a manutenção do foco durante os estudos.

– Divida tempo de estudos x tempo livre: Se você estiver cansado(a), respire fundo, pause, tome um fôlego e recomece, aos poucos, dentro do seu tempo. Você precisará repor suas energias. Tente estabelecer alguns combinados consigo mesmo(a), como por exemplo: há cada 30 minutos de estudos, reserve 20 minutos para descansar e suprir suas necessidades básicas (como ir ao banheiro, tomar uma água ou um café), checar suas redes sociais, conversar com algum colega, esclarecer dúvidas com algum professor. O seu cérebro precisa processar o conteúdo absorvido, por isso, dê tempo a sua mente para associar o que está sendo internalizado. Todos os dias, recomece no seu tempo.

Cuidado com o consumo de estimulantes para manter o foco: o uso excessivo de estimulantes (tais como a cafeína), pode causar agitação e ansiedade. Por isso, sempre busque contar com uma orientação médica e não faça o uso indiscriminado de medicamentos para o aumento da concentração.

– Priorize um tempo de qualidade em relação aos estudos: o tempo reservado para os seus estudos, deve ser proveitoso. Se você estiver cansado e com sono, por exemplo, não conseguirá memorizar os conteúdos que está estudando. Por isso, respeite os seus limites e o seu próprio tempo. Saiba quando pausar para descansar e repor suas energias. Nestes momentos, tente se desligar e não se cobre. A cobrança excessiva faz com que o aluno se sinta em dividida consigo mesmo, se vendo impossibilitado de conseguir relaxar e se desligar dos estudos nos momentos de pausa.

– Não espere as condições ideias para investir em seus estudos: adapte o seu ambiente de estudos de acordo com aquilo que é possível e real. Se questione: Como você poderia tornar o seu ambiente de estudos mais acolhedor e aconchegante? Aonde você se sente melhor para estudar? O que ajuda você a manter o foco? Como construir um local de acordo com suas necessidades? Como você gostaria de organizar o seu espaço de estudos? O que funciona para você?

Lembre-se que:

Estudar não deve ser um momento padecedor e penoso. Estudar é uma oportunidade em construir, compreender e enxergar o mundo com uma nova lente. Por isso, continue alimentando as suas perspectivas e traçando as direções nas quais quer seguir. Saiba se acolher e aproveitar o processo, além do ponto de chegada.

Com carinho, psicóloga Caroline Maria Nunes.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Skip to content