Prova de redação em concurso: como se preparar?

Por:

Luana Porto

Você quer muito uma vaga, sonha com determinado cargo, vê-se atuando em determinado órgão público. Projeto de vida profissional perfeito. Mas, para isso, sabe que terá de enfrentar um concurso e que nele uma das provas é a de redação. Pânico geral. Medo de não dar conta. Ansiedade por não saber que tema pode aparecer. Insegurança em escrita.

Saiba que esses sentimentos são comuns a todos em algum momento da vida. Você não está sozinho nessa trajetória. E não há problema se você se deparar com qualquer um desses “sintomas” de concurseiro diante de uma prova de redação, também chamada de prova discursiva em alguns certames.

Sabe por quê? Porque todos podem aprender a escrever bem e a dominar o tipo de texto solicitado em provas de concurso público. E, para quem quer e precisa se preparar para esse tipo de prova, vou indicar cinco passos de passos para escrita em prova de concurso, indicando também meios para ampliação de repertório e domínio de técnicas de redação. Sim: não basta internalizar estruturas de escrita, é preciso ter o que dizer, ou seja, sem repertório amplo dificilmente você vai escrever bem sobre um tema sobre o qual nada ou pouco sabe. Então, vamos aos passos?

Esses cinco passos são estratégias introdutórias para a preparação da redação. É preciso mais: cursos específicos, muitos simulados, treinos e correções, leituras direcionadas etc.


Esperamos que você possa se dar conta do quão importante é o seu próprio papel nesse processo de qualificação e de busca pro por competitividade em concurso. Redação elimina candidato, coloca em classificação melhor ou pior… E nada mais importante do que ter certeza de que a redação não vai ser um empecilho para você ficar com a vaga. E você pode fazer da redação um meio para você chegar mais perto da vaga e não para longe dele ficar… Acredite nisso!

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Skip to content