A banca de seu concurso é a Fundatec? Saiba o perfil da prova de língua portuguesa e o que estudar mais

Professora Luana Porto

Por:

Luana Porto

Estudar adequadamente a disciplina de língua portuguesa para prova de concurso implica focar os conteúdos gramaticais e textuais e, também, conhecer o perfil da banca organizadora do certame.

A banca Fundatec têm realizado muitos concursos em Prefeituras na região Sul e na área de segurança pública. Na prova de língua portuguesa, ela tem apresentado estilo recorrente de questões. Isso ajuda muito o candidato a se preparar bem para a prova. Então, para ajudar todos que vão prestar prova e querem saber mais sobre a Fundatec, preparamos uma lista de características da banca e conteúdos mais cobrados.

O perfil da banca: questões de língua portuguesa

A banca apresenta questões de análise e interpretação de texto de nível fácil e médio e de exame linguístico, focando diferentes tópicos gramaticais. Isso significa dizer que:

  • A maioria das questões de interpretação são voltadas a informações associadas à decodificação, ou seja, a o dado necessário para responder à pergunta está presente no texto é facilmente identificado no ato de leitura (a dica é sempre voltar ao texto par certificar-se da resposta);
  • Pode haver alguma questão que exige mais atenção, como as que tratam de inferência (lembrar que a inferência é uma conclusão de ideias extraídas com base no texto e não apresentadas de forma explícita no texto);
  • Dependendo no número de questões previstas para a prova, a banca pode apresentar mais de um texto, sendo que tem sido comum a adoção de textos dissertativos, extraídos de livros ou de jornais e revistas;
  • Normalmente os textos são longos, o que indica fôlego de leitura e de memorização de informações para a resolução das questões;
  • É recorrente também haver lacunas ao longo do texto para que o candidato as preencha com termos corretos do ponto de vista gramatical.

Se você vai resolver questões da Fundatec e quer saber se outra banca apresenta estilo semelhante, fica a dica: resolva também questões da Objetiva Concursos, da Vunesp, da Fumarc, da Consulplan, da Fundação La Salle.

Conteúdos recorrentes na prova da Fundatec

Quanto a questões de análise linguística, a banca prioriza a atenção à gramática normativa e o domínio do candidato acerca da língua culta. Logo, é fundamental que o candidato saiba bastante sobre ortografia, fonética, morfologia e sintaxe.

Conteúdos recorrentes de ortografia:

  • Emprego de letras e dificuldades ortográficas (como SC e C ou Z e S ou G e J);
  • Emprego dos porquês;
  • Emprego do hífen
  • Acentuação gráfica.

Conteúdos recorrentes de fonética

  • Fonemas e letras;
  • Contagem dos fonemas em comparação ao número de letras;
  • Dígrafos e encontros consonantais.



Conteúdos recorrentes de morfologia

  • Formação de palavras;
  • Classes de palavras e seus empregos.



Conteúdos recorrentes de sintaxe

  • Concordância verbal e nominal;
  • Regências verbal e nominal;
  • Crase;
  • Colocação pronominal;
  • Pontuação (atenção especial a vírgulas e identificação de alternativa com pontuação adequada);
  • Estrutura do período simples e composto;
  • Análise sintática do período (atenção especial à classificação do sujeito e às conjunções que introduzem orações).

Quanto a questões de análise e interpretação de texto, a banca costuma abordar a identificação de informações apresentadas nas questões, questionando de tais informações são compatíveis com o texto. Isso quer dizer que, voltando ao texto e ao fragmento específico indicado na questão, é possível observar se a afirmação apresentada é correta em relação ao texto. Ler com atenção é fundamental para acertar a pergunta.

É recorrente o uso de textos verbais de natureza informativa. Isso quer dizer que não é comum a banca propor questões sobre tirinhas, charges, anúncios publicitários, que normalmente explorar palavra e imagem.

É usual ainda a apresentação de questões para identificação de tema em cada parte do texto. Nesse caso, é fundamental compreender que todo texto é estruturado em micropartes e cada uam delas possui um tópico.

Além disso, as questões de interpretação de texto associam-se a outros tópicos, muitos deles indicados nos estudos semânticos:

  • Significado das palavras (retiradas do texto);
  • Sentido próprio e figurado;
  • Sentido de nexos (elementos coesivos, normalmente expressos em conjunções);
  • Tipologia textual (narração, descrição, dissertação, argumentação, injunção).

QUESTÃO 01 – Analise as afirmações a seguir sobre o texto:

I. Os problemas ortopédicos resultantes da má postura durante o home office serão curados quando os trabalhadores retornarem ao trabalho presencial.

II. Ao trabalhar sentado, é preciso ter cuidado com a posição dos braços, da cabeça e das costas, além de utilizar uma cadeira apropriada.

III. Segundo a pesquisa, mais da metade dos entrevistados afirmou sentir dores nas costas desde o início do trabalho remoto.

IV. Queixas de dores nas costas, apesar de não serem muito frequentes, se intensificaram durante o último ano.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.

B) Apenas I e IV.

C) Apenas II e III.

D) Apenas I, II e III.

E) I, II, III e IV.

Comentário: A afirmação I está incorreta, pois a última frase do segundo parágrafo e o quinto parágrafo do texto indicam que o problema persiste em casos em que a postura é inadequada, independentemente se o trabalhador está ou não em home office. A afirmação IV está incorreta, pois a segunda frase do texto indica que esse tipo de reclamação é recorrente.

QUESTÃO 02 – Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 09, 10 e 12?

A) c – x – c

B) c – x – ss

C) c – s – ss

D) s – x – ss

E) s – s – c

Comentário: A grafia correta é cenário (lembrar de “cena”), expediente (lembrar de “expedir”), e essencial (lembrar de “essência”).

QUESTÃO 03 – Assinale a alternativa que apresenta os sinais de pontuação que substituem corretamente as figuras da linha 21?

A) ponto de exclamação – vírgula

B) ponto final – vírgula

C) vírgula – dois-pontos

D) vírgula – ponto-final

E) vírgula – vírgula

Comentário: As vírgulas devem isolar adjunto adverbial deslocado e extenso, como “de acordo com o médico”.

QUESTÃO 04 – Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 08 e 12?

A) as – a – a

B) as – à – à

C) às – a – à

D) as – a – à

E) às – à – a

Comentário: O verbo “desempenhar” não exige complemento iniciado por preposição, logo não há razão de A com crase para o termo que completa o verbo. A expressão “medida” está acompanhada de artigo, iniciando a oração, portanto, sem exigência de preposição para “medida”, não de se empregar crase. O termo essencial exige complemento, pois aquilo que é essencial é essencial A alguma coisa e, como o termo seguinte é feminino, há as duas condições para a crase (A preposição + A artigo).

QUESTÃO 05 – Analise as assertivas a seguir, a respeito da palavra “passageiro” (linha 10), retirada do texto, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Apresenta 10 fonemas.

( ) No contexto, tem função de substantivo.

( ) Apresenta 1 dígrafo.

( ) No contexto, tem função de adjetivo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – F – V – V.

B) F – F – V – V.

C) F – V – V – F.

D) V – V – F – F.

E) F – V – F – V.

Comentário: A palavra “passageiro” apresenta nove fonemas, pois SS é um dígrafo e conta como um fonema apenas; no contexto caracteriza “problema”, o que indica a classificação de adjetivo e não de substantivo.

QUESTÃO 06 – Na linha 06, em “Embora os números sejam expressivos, o resultado da pesquisa não é uma surpresa”, a expressão sublinhada expressa ideia de ____________ e poderia ser substituída por _____, sem prejudicar o sentido do texto.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) concessão – caso

B) causa – uma vez que

C) finalidade – para que

D) concessão – ainda que

E) proporção – à medida que

Comentário: A conjunção “embora” é concessiva, da mesma forma que “mesmo que”, “ainda que”, “posto que”, “apesar de que”, entre outras. O emprego de “embora”, no contexto, indica, portanto, ideia de concessão.

QUESTÃO 07 – Considerando o trecho “Embora já fosse uma reclamação frequente, esse incômodo acometeu ainda mais pessoas durante o último ano”, assinale a alternativa que poderia substituir “acometeu” sem prejudicar o sentido do texto.

A) Atingiu.

B) Decepcionou.

C) Afastou.

D) Despertou.

E) Modificou.

Comentário: Acometer significa, no contexto, ocupar de forma completa, atingir.

QUESTÃO 08 – Na linha 22, “pois” tem função de conjunção coordenada:

A) Conclusiva.

B) Alternativa.

C) Aditiva.

D) Adversativa.

E) Explicativa.

Comentário: A conjunção “pois” introduz uma oração que explica a oração anterior.

QUESTÃO 09 – A palavra “incômodo”, presente no texto, é classificada como proparoxítona e, por isso, é acentuada. Assinale a alternativa que apresenta palavra acentuada pela mesma regra.

A) Músculos.

B) Escritório.

C) Também.

D) Sofá.

E) Superfície.

Comentário: “Músculos” (mús-cu-los) possui, assim como “incômodo” (in-cô-mo-do),  a antepenúltima sílaba como a sílaba tônica.

QUESTÃO 10 – A palavra “antebraço” é grafada sem hífen. Assinale a alternativa que apresenta palavra escrita corretamente, da mesma forma, sem hífen.

A) Autoestrada.

B) Couveflor.

C) Antihigiênico.

D) Vicegovernador.

E) Exmarido.

Comentário: Conforme o Novo Acordo Ortográfico, em uma palavra formada por prefixo e um segundo termo, se o prefixo terminar por vogal (autO) e o segundo termo começar por vogal diferente (Estrada), não se usa hífen.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunas Relacionadas

Posts relacionados

Skip to content