1ª Fase, 2ª Fase, OAB

9 dicas para evitar o branco na hora da prova

27/04/2020 Por Equipe de Conteúdos CEISC

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O momento da realização do exame da OAB é algo muito importante na vida de qualquer candidato. Por mais que a preparação seja boa, sabemos que é normal que surjam imprevistos. Um dos mais comuns é o famoso branco na hora da prova.

Isso pode acontecer por diversos motivos. Dentre eles, destacamos o nervosismo e o estresse no momento da prova, a pressão que o próprio candidato ou sua família coloca na situação, o estudo de forma errada, as noites mal dormidas, o descontrole emocional, a falta de atividade física e muitos outros.

Para que você não seja vítima disso, preparamos 9 dicas para evitar o branco na hora da prova. Quer saber quais são elas? Então, continue acompanhando com seus olhos de tigre a leitura do post!

1. Organize uma rotina de estudos saudável

A nossa primeira dica é que você tenha uma rotina de estudos saudável e equilibrada. Isso significa fazer um bom planejamento do conteúdo. Em seu plano, tenha em mente que as horas de sono devem ser contadas e adaptadas com as suas necessidades e individualidades.

Sem o sono, a mente e o corpo não conseguem se recuperar e isso prejudica sua capacidade de absorver o que foi estudado. Além do sono, inclua um tempo para lazer e atividades físicas. Lembre-se de que estamos falando de uma rotina de estudos saudável.

2. Realize revisões periódicas

Dentro da sua rotina de estudos, tente encaixar revisões do conteúdo para ajudar no processo de aprendizado. Afinal, o nosso cérebro não é uma máquina. É normal que algumas coisas sejam esquecidas ao longo do tempo, além de não ser possível assimilar 100% de tudo de uma vez só.

Então, a melhor coisa a se fazer para evitar o branco na hora da prova é dedicar algumas horas durante a semana para realizar uma revisão dos conteúdos estudados há um certo tempo. Tenha em mente que a revisão não é estudar tudo de novo. Revisão é relembrar e reforçar o que já foi estudado de forma rápida e leve.

3. Faça exercícios físicos

Quando se tem uma rotina muito intensa de estudos, é preciso encontrar uma válvula de escape para aliviar a cabeça, afinal, você precisa de um tempo para que o conteúdo seja assimilado. Aproveitar para fazer exercícios físicos é uma ótima opção.

Quando fazemos atividades físicas, liberamos serotonina. Esse hormônio ajuda no nosso bem-estar, relaxando a cabeça e todo o corpo. Ele é ideal para nos prepararmos para um novo dia de estudos.

Afinal, não é somente o estudo que proporciona um bom desempenho no momento da prova. É preciso estar bem tanto fisicamente quanto no quesito emocional, inclusive, durante a rotina de estudos. Assim, você consegue evitar o branco na hora da prova.

4. Preze pelas suas noites de sono

Outro ponto importante é prezar pelas suas noites de sono. Muitos acham que virar a noite estudando ajudará a ganhar tempo. Isso é um engano. É impossível assimilar mais conhecimento sem descanso.

Noites bem aproveitadas são necessárias para armazenar o que foi estudado. Elas são essenciais para o descanso do seu corpo e da sua mente. É a forma que você tem para enfrentar o dia seguinte de forma saudável.

Então, tenha em mente que dormir pouco é prejudicial tanto para os dias de estudo quanto para o dia da prova. Além disso, essa prática só favorece as chances de acontecer o famoso branco.

5. Crie recompensas

Uma ótima maneira de relaxar e saber lidar com os estudos é criar recompensas. Elas ajudam a quebrar a tensão e o estresse da rotina de estudos. Isso pode ser feito da maneira mais simples possível e não precisa de muito esforço.

Por exemplo, você pode definir que, a cada conteúdo finalizado, você estará liberado para ouvir uma música ou assistir a um filme. Ou a cada pontuação atingida nos simulados, você se permitirá comer a sua comida favorita. Isso será essencial para criar motivação durante o estudo e evitar estresses que causam o branco na hora da prova.

6. Controle seu estresse

Você sabia que temos um hormônio do estresse? O cortisol, em níveis normais, é fundamental para nossa vida. Ele deixa o corpo humano ativo e dá energia para nossas atividades rotineiras. No entanto, se ele estiver alto, afeta o sistema imunológico, prejudica a concentração, a capacidade de memorização e a organização do raciocínio. Ou seja, favorece o branco na hora da prova.

Por isso, é fundamental que o candidato encontre formas de controlar seu estresse na rotina. Praticar exercícios físicos, encontrar um hobby e sair com os amigos são boas práticas. Adicione-as em sua rotina.

7. Prepare o psicológico

Se falamos de estresse, precisamos falar de outros sentimentos e sensações que podem contribuir para que o candidato tenha um branco na hora da prova. Medo, pressão e outras sensações podem causar um descontrole emocional no estudante. Esses gatilhos podem prejudicar você durante toda a preparação.

Diante desse cenário, é importante manter a mente tranquila e o psicológico preparado para os momentos decisivos. Além das práticas para evitar o estresse, você pode optar por acompanhamento com profissional de saúde mental, como psicólogo ou psicanalista, ou fazer práticas de meditação.

8. Estude um pouco a cada dia

Outra coisa que pode resultar em branco na hora da prova é sobrecarregar seu cérebro. Para evitar isso, não estude tudo de última hora, nas vésperas da prova. Procure distribuir o conteúdo do exame de forma equilibrada. Assim, você consegue manter um bom ritmo de estudos de maneira saudável.

Agindo dessa forma, será possível dar um tempo para a sua mente assimilar todo o conteúdo em tempo hábil. Você ficará mais seguro e tranquilo para o momento da prova, diminuindo as chances de qualquer falha de memória.

9. Faça um mapa mental

Mapas mentais são técnicas que aprimoram o processo de aprendizagem e a memorização. É uma excelente prática para você adotar ao estudar para o exame da OAB e evitar o branco. Por ser um estudo ativo, ele ajuda a fixar as matérias, além de facilitar na hora da revisão.

Para fazer um, pense que nosso cérebro armazena as informações partindo do núcleo para as extremidades. Em uma analogia simples, do tronco para os galhos da árvore. São três passos simples:

  1. coloque a ideia principal dos seus estudos;
  2. conecte os conceitos subsequentes para dar continuidade à ideia;
  3. seja direto.

Você pode utilizar seu caderno, caso goste de escrever à mão, mas também pode utilizar um aplicativo ou ferramenta, pois existem várias opções gratuitas, como o Coggle, FreeMind, Wisemapping e XMind.

Deu para perceber que só depende de você para evitar que aconteça o tão temido branco na hora da prova? A boa preparação pode ajudá-lo bastante nesse sentido, e isso também envolve a ajuda profissional. Aplique nossas dicas no dia a dia, conte com auxílio de bons cursos preparatórios e vá mais tranquilo para o exame!

Quer receber dicas de estudo ou sobre como controlar a ansiedade? Continue nos acompanhando por aqui e fique por dentro dos nossos conteúdos!

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