1ª Fase, 2ª Fase, OAB

9 dicas de como controlar o estresse na pré-prova da OAB

26/04/2020 Por Equipe de Conteúdos CEISC

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Chegado o momento de prestar a prova da OAB, é muito comum que as pessoas fiquem com um nível de tensão bem elevado. À medida que a data do exame vai se aproximando, a sensação piora. Quem não controla o estresse pré-prova da OAB pode se prejudicar. Afinal, a ansiedade tem efeitos negativos no corpo e na mente. Ela pode, inclusive, comprometer seu rendimento no dia do exame.

Nesse contexto de estresse pré-prova, algumas medidas são muito úteis para manter o controle emocional e garantir melhores resultados.

Para ajudá-lo nessa tarefa, neste post, trouxemos 9 dicas importantes para eliminar essa apreensão de uma vez por todas. Siga a leitura e confira!

1. Pratique exercícios físicos

A prática de atividades físicas é uma estratégia muito bem-vinda em todas as áreas da nossa vida. Para combater o estresse pré-prova da OAB, não é diferente.

Isso porque, ao nos exercitarmos, nosso corpo libera importantes hormônios. Eles auxiliam no controle da ansiedade, no aumento da concentração e na capacidade de memorização.

Portanto, ao contrário do que muitos candidatos possam imaginar, dedicar-se aos exercícios físicos não é uma perda de tempo. Eles são grandes aliados na sua preparação. Procure focar em algo que lhe dê prazer e encaixe esse hábito quanto antes na sua rotina.

2. Treine exercícios de respiração

Outra ação relativamente simples e que pode trazer resultados bastante positivos para aliviar o estresse são os exercícios respiratórios.

Os benefícios sentidos pela respiração se justificam pelo fato de que o nosso corpo responde aos diferentes tipos de respiração que temos em cada situação. Quando a pessoa domina esses padrões, fica mais fácil controlar o seu estado emocional.

Para ajudar a reduzir o estresse pré-prova da OAB, por exemplo, o indicado é a prática da respiração longa e lenta. Com ela, nossos batimentos cardíacos diminuem. Assim, conseguimos, inclusive, raciocinar com mais clareza.

3. Mantenha a autoconfiança

O poder da mente é capaz de elevar nossas ações, mas também de atrapalhar os mais preparados dos candidatos. Em vista disso, manter a autoconfiança é uma forma que você tem de controlar o seu próprio destino.

Lembre-se sempre de que você é capaz e pode dedicar o máximo de empenho tanto nos momentos de estudo como no dia da prova. Quanto mais focado estiver o candidato, mais capacidade ele terá para evoluir na sua performance.

4. Saia com os amigos

A disciplina na fase de preparação é um elemento fundamental para quem deseja ser bem-sucedido no exame da OAB. No entanto, nem só de estudos é feito o sucesso de um candidato. Desfrutar de momentos de lazer vai ajudar bastante no combate ao estresse pré-prova.

Nesse cenário, estar perto de pessoas queridas e sair com os amigos para relaxar e distrair a cabeça são ações que podem ajudar na potencialização de um bom desempenho. Afinal, a cabeça fica mais leve para absorver mais conhecimento.

Ademais, na véspera da prova, é recomendado optar por programas descontraídos, que permitam que você se desligue um pouco de toda a tensão e do grande volume de matérias aprendido na fase de estudos. Considere ir ao cinema ou teatro, ler um livro ou fazer alguma outra atividade tranquila e que contribua para o seu equilíbrio psicológico.

5. Cuide da alimentação

Alimentação e desempenho são duas faces da mesma moeda. São complementares. Se você quer afastar o estresse pré-prova da OAB, precisa ficar atento a esse ponto. Durante sua rotina, é importante adotar boas práticas alimentares, como comer de 3 em 3 horas. Alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, esse é o caso do açúcar e da cafeína.

É muito importante ter equilíbrio ao se alimentar para evitar a ansiedade e a agitação. Nos dias que antecedem ao exame, evite comer coisas que você não tem costume. Assim, você não corre o risco de passar mal. Para o grande dia, castanha de caju e frutas vermelhas são boas opções para manter a calma.

6. Elimine pensamentos negativos

A concentração pode ser uma forte aliada do candidato. Dizemos “pode”, porque ela também trabalha de forma contrária à pessoa quando os pensamentos negativos tomam conta. Ter um certo nível de tensão e estresse pré-prova é importante, mas isso deve ser administrado. O candidato não pode achar que tudo está acabado antes mesmo de realizar o exame.

Por isso, elimine os pensamentos negativos para manter seu nível de tensão mediano. Lembre-se de que você estudou corretamente. Pense na sua grande capacidade intelectual e confie que fará uma boa prova. Mantenha pensamentos positivos.

7. Faça alongamentos

Você sabia que os alongamentos são ótimas práticas para diminuir a tensão, melhorar a circulação sanguínea e aliviar o estresse pré-prova? Adote isso como um hábito seu até o momento de entrar na sala do exame da OAB. Procure um local tranquilo e dedique 5 minutinhos do seu tempo para os alongamentos. Eles podem, inclusive, ajudá-lo a melhorar seu rendimento durante a prova.

8. Liste o que você precisará lembrar

Como é possível saber toda a matéria estudada? Aliás, é possível realmente saber toda a matéria da prova da OAB? O extenso conteúdo é um dos motivos de estresse pré-prova. Mas se você listar tudo que precisa lembrar, conseguirá se organizar melhor. Pode ser que você não se recorde somente da palavra-chave daquele artigo da Constituição que trata sobre precatório. Liste-o.

Da mesma forma, liste o que você precisa levar para o dia da prova. Água, lanche, caneta. Não gaste memória com isso. Você já estará naturalmente ansioso ao sair de casa.

9. Conte com um curso preparatório de qualidade

Um ponto que causa muito estresse pré-prova é a organização dos estudos. Muitos candidatos que optam por estudar sozinhos têm dificuldades de pensar nos conteúdos de forma segmentada. Encaixá-los na rotina, de modo que façam sentido, parece praticamente impossível. Além disso, com tanta coisa disponível na internet, é difícil separar um material realmente confiável e de qualidade.

É nessa hora que o estudante deve buscar um bom curso preparatório. Com profissionais experientes e especializados no Exame da Ordem, você terá orientação constante sobre o que e como estudar, conforme sua disponibilidade de tempo. Para quem tem poucas horas, os cursos online são ótimas opções.

Administrar o estresse pré-prova é uma tarefa não muito simples. Ela requer autoconhecimento e uso das estratégias mais eficientes para o perfil do candidato. Se você já está trabalhando a sua estrutura emocional, empregando as dicas mencionadas acima, certamente conseguirá obter a segurança necessária para conquistar a sua vitória.

Alguns detalhes do nosso dia a dia ajudam bastante a combater a ansiedade e a tensão antes de um exame importante. Mas cada pessoa se comporta de uma forma, certo?

Então, que tal compartilhar sua experiência em outras provas e nos dizer o que funciona para você?

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